agora ando a ver televisão sueca


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



E não estou a falar daquele talk-show em que se sugerem cinquenta e três coisas que se podem fazer dentro de uma arca congeladora
(para todos os Estocolmicenses com saudades de casa)
nem daquele concurso cujo prémio maior é um aquecedor. Não.
Feitas que estão as piadas imediatas sobre a friagem que por lá faz, o porquê de eu andar a ver televisão sueca.
Nunca vi nada de Ingmar Bergman. O único elo que tenho com o simpático pensionista sueco é Woody Allen, que o aponta como uma das principais referências, e sendo que eu gosto de Woody Allen e Woody Allen gosta de Bergman, eu devo gostar de Bergman. Algo me deve estar a escapar, mas parece-me ser assim que funcionam os silogismos. Decidi então ver alguma coisa do senhor. Ia eu ver o Scener ur ett äktenskap
(sueco)
quando soube que este filme nasceu na televisão sueca, numa série de seis episódios de cinquenta minutos, e só depois é que Bergman o lançou para o cinema depois de uma tarde com uma tesoura e um rolo de fita-cola. Eu tinha de começar por aqui. Nesta edição da Criterion existe a série em todos os trezentos minutos do seu esplendor sueco, bem como os cento e sessenta e sete minutos do filme.
Para já ainda só me chegou um episódio
(através daquele meu amigo austríaco, o Dr. Emule)
mas quando chegarem os outros vai ser um festim de cinematografia sueca.
Fiquei a saber agora mesmo que Fanny och Alexander também teve uma versão televisiva antes de ir para a tela. Preparo já um telegrama ao meu amigo austríaco e carrego onde diz Pesquisa. RC


0 pessoas acharam bem comentar “agora ando a ver televisão sueca”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Hoje


01|dezembro|2006

The many faces of robert webb.
Isso do ricardinho acabou.

(Rufus Wainwright | Rules and Regulations
> from Release the Stars)



A ler Frost de Thomas Bernhard e ouvir e a ver coisas que se fôssemos aqui a pô-las todas havíamos de chegar atrasados a sítios onde temos horas para chegar.

Já se disse

O que se disse em

Links


Creative Commons License
Os textos publicados neste blog, devidamente assinalados com a firma RC, estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.

Powered by Blogger