bookshelf #30


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



primeiro volume primeiro
da biblioteca de autor
clássicos
antónio lobo antunes
:
Nome: A Morte de Ivan Ilitch
Autor: Lev Tolstoi
Formato: 112 páginas
Dimensões (em centímetros): 0,7 x 19 x 12,5
Data de publicação: 2008 (1ª ed., 1886)
Assuntos relacionados: Morte, Família.
Descrição: Este livro tão breve, uma das maiores obras-primas do espírito humano, tem sido, desde a sua publicação, um motivo de controvérsia para a crítica: trata-se de uma obra sobre a morte ou de uma obra que nega a morte? Lukacs, por exemplo, defendia a segunda hipótese, contrapondo o Llanto por Ignacio Sanchez Mejias, de Federico Garcia Lorca, como o grande texto acerca do fim. Embora eu concorde com parte dos argumentos de uns e outros é um tipo de discussão que só academicamente me interessa: a morte de Ivan Ilitch é ambas as coisas e transcende isso tudo, para se tornar o retrato implacável da nossa condição: não há sentimento que nele não figure, não há emoção que não esteja presente. Tudo o que somos se acha em poucas páginas, escrito de uma forma magistral. Li-as, maravilhado, umas vinte ou trinta vezes, continuarei a lê-las, maravilhado, até ao fim dos meus dias. Maravilhado, exaltado, comovido, a pensar como é que ele conseguiu. E conseguiu. Reparem no que Tolstoi faz com as palavras e como nos retrata, de corpo inteiro, no mais íntimo de nós mesmos. ALA
Tipos de letra: ?
Primeira frase do livro: Durante um intervalo do julgamento no caso Melvinski, os juízes e o procurador reuniram-se no gabinete de Ivan Egórovitch Chébek no grande edifício do tribunal, e a conversa recaiu sobre o célebre caso Krassovski.
Última frase do livro: Inspirou o ar, parou a meio de um suspiro, esticou-se e morreu.
Dedicatória: Não


0 pessoas acharam bem comentar “bookshelf #30”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Hoje


01|dezembro|2006

The many faces of robert webb.
Isso do ricardinho acabou.

(Rufus Wainwright | Rules and Regulations
> from Release the Stars)



A ler Frost de Thomas Bernhard e ouvir e a ver coisas que se fôssemos aqui a pô-las todas havíamos de chegar atrasados a sítios onde temos horas para chegar.

Já se disse

O que se disse em

Links


Creative Commons License
Os textos publicados neste blog, devidamente assinalados com a firma RC, estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.

Powered by Blogger