mea culpa


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Eu julgava que por agora já sabia uma ou duas coisas sobre livros. Talvez por ler alguns todo o tempo. Verifica-se afinal que não. Há livros mentirosos. Livros que se sorriem todos no primeiro parágrafo e depois vai-se ver e mataram a mãe e o pai e nem vão à missa nem nada.
Alguns posts mais abaixo fiz o louvor (meu deus que sei eu da vida?) do livro Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares, pela maneira como começava. Atirei todo lampeiro que nunca um livro a começar assim poderia descambar.
Meu deus. O segundo parágrafo começa já a fazer-se mau. O terceiro tem palavras de jardim infantil. Chegamos ao quarto e já as palavras começam a tossir melaços pegajosos amarelos. À segunda página (não me peçam rigor que isso obrigava a ir rever e o livro arde-me as mãos) o texto contém já umas três comparações, todas elas intoduzidas (como não?) pela partícula como, que são as crianças a explicar as coisas. Surge (meu deus) por essa altura o primeiro ponto de exclamação, isso só já razão para montar Nuremberga outra vez. E depois, vinda no autocarro dos infernos, uma expressão declarativa onde se lê pensou Mylia, divertida. Desfaçam-se o céu e a terra. Pensou Mylia, divertida. A palavra (refluxo) divertida (refluxo) deixou de se usar no dia em que aprendemos todos a apertar os cordões.
Aceito que esta matriz de texto possa ser a caracterização desta moça, e que outros personagens mereçam narrações em termos, mas haver uma só destas já é suficiente.
Preparo-me para, primeira vez, devolver um livro. Tomem-no. Fiquem-me por deus com ele. Está prenho de espíritos maus e ri-se de noite para mim. Que esta recensão se leia melhor que o livro é argumento bastante e conclusivo.
Peço desde já desculpas pelo catrapam ocorrido. Seguem os livros (e faz-se a purificação) com Calvino. RC


0 pessoas acharam bem comentar “mea culpa”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Hoje


01|dezembro|2006

The many faces of robert webb.
Isso do ricardinho acabou.

(Rufus Wainwright | Rules and Regulations
> from Release the Stars)



A ler Frost de Thomas Bernhard e ouvir e a ver coisas que se fôssemos aqui a pô-las todas havíamos de chegar atrasados a sítios onde temos horas para chegar.

Já se disse

O que se disse em

Links


Creative Commons License
Os textos publicados neste blog, devidamente assinalados com a firma RC, estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.

Powered by Blogger