acta da assembleia-geral-extraordinária (VII)


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



e última

Ou seja, quando se cansaram todos da pessoa mais bonita do mundo e a quiseram trocar por outra que estava ao lado, uma lei havia que já sabia como é que o mundo funciona e que disse não se poder fazer nada a propósito de mudar isso. E de súbito toda a gente, principalmente aqueles para quem isto tinha sido sempre indiferente desde o início, se complicou de protestos numa desarrumação de braços no ar, e se levantou de berros que isto não estava certo, que era até um bocadinho parvo estarmos por lei a achar alguém a pessoa mais bonita do mundo quando já sabíamos que o não era, que era só um indivíduo medíocre quando posto ao lado da pessoa ao lado ―infinitamente superior de onde quer que se olhasse―, e que até o alto-comissário, não fosse ele um senhor tão fraquinho de corpo, havia de estar aqui a dar-nos razão e a desorganizar-se dos nervos como estamos o resto de nós. Fez-se até num dia de chuva, da parte da tarde, um cortejo que desfiou pelo menos meia cidade de centenas de pés, de tal maneira que se sentia tremer nas falhas do chão uma espécie de empenho provavelmente já em exageros ―apesar de se ter feito isto tudo sempre rua abaixo ao invés de rua acima―. Pouco tempo passou aliás antes que o porta-voz do novo movimento, da campanha pela beleza em termos, reclamasse com carácter de ser para quanto antes uma audiência com o presidente do mundo para que sua perfeição se chegasse à frente, interviesse e resolvesse de uma vez por todas esta palhaçada ―foi aliás esta a palavra que se utilizou à falta ou de melhor palavra, ou de melhor porta-voz―, mas sua excelência o comandante supremo encontrava-se, por indicação médica, em qualquer outro sítio que não o gabinete de tomar decisões ―preferencialmente a praia― e por isso qualquer declaração foi adiada e foi-o indefinidamente. Mas como ninguém podia esperar, nem esta complicação se permitia estender até ao fim das férias, ou para sempre ―qual deles acabar antes―, um dia houve em que acordou toda a gente e já o mundo se tinha revoltado, e já meia dúzia de entornados saltaram o muro do Palácio das Leis, e calcaram ilegalmente a relva do Palácio das Leis, e rasgaram um por um os estatutos gerais pelas pontas das mãos, e exigiram enfurecidos de vozes que se trocasse a pessoa mais bonita do mundo pela do lado e que tal se fizesse de imediato e se fosse possível à frente deles. O que foi de facto o que aconteceu.
Algumas coisas é preciso dizer a propósito do que se deu depois da revolta dos estúpidos. A pessoa mais bonita do mundo era, mesmo, a pessoa mais bonita do mundo. Só um número ridículo de observadores, entre os quais eu, se atravessaram para admiti-lo logo nos primeiros dias de ter entrado em vigor a nova lei, e a maior parte deles que o fizemos publicamente fomos, em tribunal civil e no meio de uma babilónia de facas, subtraídos ali mesmo dos olhos da cara. Além disso, a lei da pessoa ao lado acabou rasgada ela também poucos meses depois, e retrocada por outra e por outra a seguir, e de todas as vezes se pisou sem haver necessidade a relva do Palácio das Leis. Mais importa dizer que por outra a seguir e ainda outra depois. Quanto à pessoa mais bonita do mundo, da última vez que o vi ―que foi, para todos os efeitos, a última vez que o vi―, perguntei-te porque estás sempre a virar a cara aos teus olhos e a virar a cara aos espelhos, e disse-te dos espelhos que nunca te devolvem inteiro, e que ficam sempre com um bocado de ti para eles. Disseste-me que não, e disseste-o insuperável, disseste que não, que os espelhos te reflectem depressa, e perdi-me de tal maneira na tua maneira de palavras que pouco te disse que é mentira, pouco te mandei que te calasses, porque assumamos, que sabes tu de espelhos? Perguntaste-me de volta, E quem sabe? Raios te partam tu. RC


0 pessoas acharam bem comentar “acta da assembleia-geral-extraordinária (VII)”

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


Hoje


01|dezembro|2006

The many faces of robert webb.
Isso do ricardinho acabou.

(Rufus Wainwright | Rules and Regulations
> from Release the Stars)



A ler Frost de Thomas Bernhard e ouvir e a ver coisas que se fôssemos aqui a pô-las todas havíamos de chegar atrasados a sítios onde temos horas para chegar.

Já se disse

O que se disse em

Links


Creative Commons License
Os textos publicados neste blog, devidamente assinalados com a firma RC, estão licenciados sob uma Licença Creative Commons.

Powered by Blogger